Google+
0

Papo sério #2 - Câncer de Mama

17 de out de 2014 ||
Olá meninas, tudo bem? 
Hoje venho falar de assunto muito sério, o combate do câncer de mama.
Tema sugerido para blogagem coletiva pelo ROTAROOTS, um grupo muito legal que entrei no facebook destinado a blogueiras.
Então vem tirar suas dúvidas sobre o câncer de mama..



- ORIGEM E PREVENÇÃO

Diversos fatores influenciam no surgimento do câncer de mama, como: consumo de álcool, alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade, idade reprodutiva, histórico familiar, fatores comportamentais e mutações genéticas. 
Não há como prevenir o aparecimento do câncer,  porém é fundamental que a pessoa saiba dos fatores de risco e evite algumas práticas que podem contribuir para o surgimento do câncer.
Entre  os  nódulos que podem se formar no seio, estão também os nódulos benignos, que não afetam a saúde, crescem mais lentamente e dificilmente se espalham para outras partes do corpo.

- SINTOMAS

O principal sintoma é  o aparecimento de nódulos no seio, podendo ou não ser palpáveis. Outros sinais, como: inchaço, alterações na coloração, tamanho, formato, textura da pele das mamas e secreções que sem do mamilo também são sinais de alerta. É importante que a mulher conheça seu próprio seio para que ela consiga identificar as alterações com facilidade.

- DIAGNÓSTICO PRECOCE 

O diagnóstico precoce é essencial, mulheres que iniciam o tratamento nesta fase tem mais chances de cura.
O auto exame é um aliado nesse processo, nele a mulher consegue identificar possíveis alterações em seu seio. 
Em seguida, caso haja alguma  alteração, ela deve procurar seu ginecologista, ou ir direto ao mastologista. O diagnóstico é feito através de um exame de palpação realizado pelo médico, e por um exame chamado mamografia. 

- AUTO EXAME


Vídeo para maiores informações


Bom meninas, é importante lembrar que apesar do câncer de mama ser muito mais frequente em mulheres, homens também devem ficar atentos, ok?!

Espero que tenham gostado..

Beijinhos e Até mais ^^



0