15 de jul. de 2014

Gatos - cuidados com a alimentação


Olá menina, tudo bem?? 

Só quem é mãe desses bichinhos fofinhos e peludos sabe do incrível poder de sedução que eles possuem. O meu gato mais novo Théo é completamente alucinado por peito de peru defumado, gente.. basta chegar do mercado e ele sentir o cheiro pra começar a miar, tentar pegar, se esfregar, tentar entrar na geladeira.. essas coisas. 

Gato de Botas
Já a Irmã dele, a Capitu gosta de atum e abacate, mas com certeza ela faz menos escândalo que ele. rsrsrsr
Ontem quando fui dormir deixei uma xícara na mesinha do meu lado, dentro tinha chá de erva cidreira, coloquei os fones de ouvido e fiquei de olhos fechados, até que comecei a ouvir um barulho suspeito. Olhei para o lado e SURPRESAAA!!! O Théo estava na minha mesinha, com a cabeça dentro da xícara bebendo meu chá! Bonito neh??!! A parte boa é que nunca ví meu filho tão tranquilo, dorme feito anjo! hahahahahaha

Enfim, hoje vim mostrar pra vocês uma lista de alimentos que não devemos dar aos bichanos, por mais que eles implorem!


  1. Alimentos temperados com alho e a cebola são altamente tóxicos para os gatos. "Eles têm, respectivamente, dissulfeto de alipropila e alicina, substâncias que desintegram os glóbulos vermelhos dos felinos e, assim, causam anemia", diz o veterinário Marcio Antônio Brunetto, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) e especialista em nutrologia de cães e gatos. 
  2. Ossos: Ao roer ossos, gatos podem sofrer lesões nas mucosas do trato gastrintestinal, inclusive perfurações. O osso é um alimento mineral que eleva a concentração de sais mineirais, como o cálcio, na urina. "Por ser um animal de deserto, o gato bebe pouca água. Por isso, costuma ter complicações no trato urinário. A dieta rica em minerais pode piorar esse problema", diz Marcio Antônio Brunetto.
  3. Gordura animal: Agradar o felino com a gordura aparada da carne não é uma boa prática. A gordura animal é altamente calórica — 1 grama tem 9 calorias — e, por isso, favorece a obesidade, problema que afeta muitos bichanos. Além disso, ela pode causar vômito e diarreia. Em excesso, leva à pancreatite, um distúrbio gastrointestinal.
  4. Uva: "Trata-se da fruta mais perigosa para os gatos", diz o veterinário Wagner Luis Ferreira, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Se ingerida em grandes quantidade, ela pode causar lesão renal aguda nos felinos. Os veterinários ainda não sabem qual é o componente da uva que prejudica os bichanos.
  5. Azeitona: A azeitona em si não é prejudicial ao pet. O sódio de seu tempero, no entanto, é perigoso para os animais hipertensos e portadores de doença renal crônica.
  6. Leite: O gato pode ser alimentado com leite de vaca até os 45 dias de vida. Depois disso, a lactase, enzima que digere a lactose do leite, se torna inativa. Em adultos, o leite pode desencadear diarreia e vômito, e, por ser rico em cálcio, contribuir para a formação de pedra no rim. 
    Já o iogurte não ameaça a saúde do bichano. Ao contrário, suas bactérias probióticas são benéficas ao intestino do animal. "Mas o iogurte deve ser dado ao gato apenas como um agrado, e não fazer parte da dieta habitual dele", diz Ferreira.
  7. Alimentos com Farinha: Para humanos, o carboidrato, encontrado em alimentos como pães, massas e arroz, é um alimento que fornece energia. Já para os felinos esse nutriente é dispensável. Os bichanos obtêm energia por meio de um processo chamado neoglicogênese, que consiste na formação de aminoácidos a partir da quebra de moléculas de proteína. Oferecer comidas ricas em carboidrato para gatos favorece a obesidade. 
  8. Café: O café estimula o sistema nervoso central tanto de humanos, quanto de gatos. A bebida acelera o metabolismo e, assim, pode causar taquicardia em felinos hipertensos.
Essa  lista foi publicada na revista Veja.

Além desses alimentos existem outros que também são prejudiciais, como o Chocolate, Abacate e a Semente da Maçã

Então deixe seus gatinhos longe desses alimentos e preste atenção para não os deixar em locais onde o gato pode pegar, como por exemplo, em cima de mesas como eu deixei meu chá. Cuidado redobrado com nossos anjinhos de  4 patas para que eles tenham uma vida saudável. 

Espero que tenham gostado, não deixe de seguir o blog e compartilhar com suas amigas.

Beijinhos e Até mais ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?